quinta-feira, 17 de março de 2011

Beijar faz bem para a saúde e para o coração

O contato entre dois lábios é uma forma de demonstrar afeto, estimular músculos faciais e avaliar o companheiro
              
Quero ser beijada,
beijada por você,
E em teu beijo me envolver.
No calor dos teus lábios
Sentir toda emoção.
É no beijo que sentimos
o calor de uma paixão.
Sentimos a saliva doce
Quando se estar com tesão
É o desejo que aflora
No vai e vem do lábios
E no tocar da sua língua
Se enroscando com a minha
Sinto o seu sexo enrijecer
É puro desejo carnal
quero ser sempre beijada
É o beijo que aquece
Os desejos mais secretos
E nos proporciona prazer
Me deixa lubrificada
Estou pronta pra você
E ardente nos entregamos
Para o total prazer.
Célia Torres
            
                      
  
O beijo nos lábios é uma das formas mais íntimas de demonstrar paixão, amor, afeto,  carinho e desejo sexual. Cazuza dizia que beijar é como entrar em uma pessoa pela primeira vez. Tom Jobim, Olavo Bilac, Cartola, Carlos Drummond de Andrade e vários outros poetas aclamados escreveram sobre esse ato que na cultura ocidental se tornou o símbolo máximo da paixão, a cena mais esperada nos filmes românticos.
     
Romances podem começar ou terminar por causa de um beijo, ou, pela falta dele. A estudante de direito da Católica, *Cecília, afirma que já se desencantou com alguns rapazes que era afim porque beijavam mal. O contrário também aconteceu após beijar um rapaz por quem não era tão interessada e se apaixonou. “O beijo foi maravilhoso! Nossa, tinha tudo a ver”.
  
"Algumas pessoas se desencantam com o parceiro porque o beijo não “encaixou”, afirma Cecília, que ressalta que nenhum namoro seu terminou por causa disso, já que ela não iria namorar alguém que beijasse mal.
     
Mas, o que é beijar mal? Na opinião de Cecília tem que haver química, “Você tem que dar certo com a pessoa para o relacionamento fluir.” Segundo matéria publicada no site do Yahoo, a antropóloga norte-americana Helen Fisher afirma que “um beijo é a avaliação do companheiro” e explica que há diferentes estilos de atrações amorosas que dependem da composição do coquetel de substâncias cerebrais (neurotransmissores) e hormonais de cada pessoa.
      
Estudos recentes mostram ainda que beijar não é bom só para o coração, faz bem para toda a saúde.  Uma das vihetas do canal National Geografic tem a seguinte narração: "um beijo apaixonado queima aproximadamente 6,4 calorias. Usa 34 músculos faciais. Faz o seu coração bater mais rápido e a sua respiração ficar mais profunda. Dilata suas pupilas. São trocadas milhões de bactérias e saliva suficiente para prevenir as cáries. Um beijo diminui a tensão, atrasa o envelhecimento e melhora a sua auto-estima. É bom para você. Por isso, beije de novo!"
    
A ciência já comprovou os benefícios do beijo, a psicologia também. Mas é preciso tomar cuidado para não fazer dele um ato mecânico que só serve para satisfazer um impulso sexual momentâneo. Beijar não só ativa os músculos e libera hormônios, mas afeta diretamente nossos sentimentos. Tirar o romantismo do ato de beijar mecaniza algo que foi feito para ser apreciado com todos os sentidos e ainda se corre o risco de magoar a outra pessoa. Por isso, banalizar o beijo é como coisificar o ser humano, fazendo dele um mero objeto sexual.
“Deixai-os se beijarem à vontade, porque o que em seus beijos irrita os burgueses moralizantes é justamente essa liberdade, essa beleza, essa poesia, esse vôo que há num beijo de amor.” (Vinícius de Moraes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário